quarta-feira, 20 de outubro de 2010

17 Mitos e verdades sobre cabelos

O xampu não é necessário para a limpeza dos fios. Uma mistura caseira de frutas já consegue limpar o cabelo.
MITO.
O xampu tem a detergência necessária para limpar sem agredir os fios e o couro cabeludo. Qualquer outra alternativa pode limpar, mas vai causar algum dano aos cabelos ou ao couro cabeludo.

A maioria dos xampus contém substâncias que, a partir de estudos, podem ser consideradas como cancerígenas ou produzir outros males para o corpo. Há receitas caseiras de xampu, livre de substâncias industrializadas, que fazem o mesmo efeito que o xampu das prateleiras.
MITO.
O que existe é muito mito, sem nenhuma comprovação científica. Não se pode falar em agentes cancerígenos em compostos que estão à venda sob supervisão do Ministério da Saúde. Detergente sem substância industrializada só o sabão feito do sebo de animais, como porcos ou vacas. Mas fica com um odor muito ruim e não tem o mesmo poder limpante.

Cabelos sem vida e muito finos podem ser beneficiados com produtos à base de silicone. Eles ficam mais cheios sem ficarem oleosos.
VERDADE.
Sim. O silicone é um produto mineral que adere aos fios e corrige as imperfeições da cutícula estragada. Assim, faz com que o brilho volte aos cabelos, dando uma ideia de renovação. Mas isso é temporário, isto é, depois de 3 ou 4 lavadas o silicone vai embora e precisa ser aplicado novamente.

Alguns alimentos fazem o cabelo ficar mais bonito.
VERDADE.
Alimentos essenciais para os cabelos são aqueles que contenham vitaminas do complexo B e minerais como o ferro e o zinco. Estão entre eles as carnes vermelhas, o leite e os frutos do mar com casca, tipo marisco, caranguejo e ostras.

Alimentos muito gordurosos ou uma alimentação muito pobre pode influenciar a saúde dos cabelos.
VERDADE.
Ambos os casos são ruins, o primeiro por piorar a seborreia e o segundo porque o cabelo é pura proteína, portanto feito de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e cofatores.

Água quente danifica o cabelo.
VERDADE.
Água quente tira o manto hidrolipídico, que é a mistura de sebo e suor, que serve para proteger a pele e os cabelos. O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não, com a duração de três minutos de água corrente na cabeça e a temperatura entre 23 e 25 graus Celsius.

Dá para consertar as pontas duplas. É só passar silicone.
MITO.
Infelizmente pontas duplas só são consertadas temporariamente. Com derivados de silicone, "colam-se" as pontas dos fios e estes podem ficar assim por duas ou três lavadas. Depois elas se abrem novamente.

É possível aumentar o volume dos cabelos com produtos.
VERDADE.
O volume depende da forma que os fios se portam. Ainda os derivados de polietileno (como os laquês) são os mais indicados.

Xampus anticaspas não funcionam.
MITO.
Xampus anticaspa são indicados para o controle e a limpeza do couro cabeludo. A caspa depende de vários fatores, inclusive os emocionais.

Faz mal “torcer” o cabelo na toalha para retirar o excesso de água.
VERDADE.
A toalha deve ser apenas apalpada na cabeça e não se pode torcer, porque o cabelo, quando úmido, fica mais frágil e pode se quebrar. Quando se usar o secador, deve-se fazê-lo não na temperatura mais alta, e posicioná-lo a trinta centímetros dos fios.

Faz mal pentear e prender os cabelos enquanto eles ainda estiverem molhados.
VERDADE.
Ambos os procedimentos são ruins, pois os cabelos podem quebrar quando úmidos.

Xampus mais caros significam necessariamente xampus melhores.
MITO.
Não necessariamente. Claro que produtos de boa qualidade normalmente custam mais do que os de baixa, mas devemos pensar sempre no valor que está sendo agregado à marca e não ao conteúdo do produto.

O cabelo dos idosos é mais frágil, portanto, deve-se tomar cuidado com os produtos para colorir os cabelos nesta idade.
MITO.
Hoje em dia as tinturas servem até como agentes protetores dos fios. Portanto não existe esta preocupação com a qualidade das tinturas, podendo ser usadas em qualquer idade.

É impossível diminuir o frizz dos cabelos.
MITO.
O frizz é produzido pela carga elétrica que se forma quando um fio se atrita no outro. Para se evitar isso o ideal é "encapar" o fio com uma substância que evite a passagem da eletricidade. Produtos derivados do silicone ou da queratina são os mais indicados.

Cabelos crespos não devem ser penteados.
MITO.
Não há problema algum em se pentear cabelos crespos. O que não se pode fazer é tracioná-los demais, pois corre-se o risco de quebra dos fios e até de alopecia de tração, que é quando se perde os fios de tanto puxá-los.

Uma loira que quer pintar o cabelo de preto e uma morena que quer ser loira platinada: mudar tanto assim não é recomendado pelos dermatologistas, pois o cabelo se danifica.
MITO.
As tinturas sempre causam um leve problema para os cabelos, pois tinturas chamadas definitivas, para serem feitas, devem abrir a cutícula do fio, oxidar o pigmento natural, colocar um pigmento novo e fechar a cutícula novamente. Esse processo químico de várias partes pode ressecar os fios e, se não for feito com gente que sabe fazer, danificá-los. Mas, se for feito adequadamente, não haverá problemas.

Há substâncias mais saudáveis para pintar o cabelo, como a Hena.
VERDADE.
Todas as substâncias que ficam do lado de fora dos fios são menos agressivas. Os xampus que lavam colorindo e a hena são exemplos de tinturas temporárias, que são menos agressivas, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também