segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conheça as doenças mentais mais comuns e onde ser ajudado

Os transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho do indivíduo na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, nos estudos, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral. Atinge aproximadamente 20% da população mundial.

Os principais transtornos mentais são:

Depressão: a pessoa deprimida sente tristeza intensa, profunda e persistente, desproporcional ao acontecimento.

Distúrbio de ansiedade generalizado: nervosismos e preocupações intensos, duradouros e frequentes, com permanência de pelo menos 6 meses.

Distúrbio do pânico: neste paciente existe uma ansiedade extrema, acompanhada de sintomas físicos como dor no peito, falta de ar, agitação, sudorese e palpitação.

Transtorno bipolar: episódios de depressão alterados com ocorrências de grande euforia.

Esquizofrenia: é a perda de contato com a realidade. O paciente passa a apresentar alucinações, delírios, alteração de desempenho e motivação diminuída.

Em 1986, foi implantado no Brasil para o atendimento às pessoas com estes problemas, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), quem visam diminuir as internações em hospitais psiquiátricos e ainda criar um mecanismo de tratamento e diagnóstico mais sofisticados, através de uma equipe multidisciplinar.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, os transtornos mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência. No entanto, o atendimento público na área ainda é insuficiente, sendo que apenas um pequeno percentual de unidades básicas oferece este tipo de atendimento à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também