segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alimentos para manter o colesterol sob controle

Quando em excesso, o colesterol (gordura encontrada naturalmente em nosso organismo) torna-se o vilão das doenças cardiovasculares por entupir as artérias do coração. Conhecido como LDL, o mau colesterol pode (e deve) ser prevenido com exercícios físicos e dieta saudável. Essa simples mudança de hábitos eleva a produção do bom colesterol (HDL), que limpa a circulação sanguínea, varrendo a outra porção da parede dos vasos.

No entanto, alguns especialistas estimam que somente algo em torno de 30% do nosso colesterol é proveniente da alimentação. Os outros 70% são fabricados pelo próprio organismo, através do fígado. Mas a quantidade dessa produção é determinada pela genética, por isso, muitas vezes pessoas com hábitos de vida saudáveis necessitam da ajuda de medicamentos à base de estamina para equilibrar essas taxas. Em contrapartida, indivíduos que abusam do álcool, por exemplo, e, consequentemente, atacam os próprios fígados podem conseguir manter o colesterol baixo em função da boa herança genética.

Em todo caso, a prevenção é o melhor remédio quando se trata das consequências do colesterol alto e conduzir uma dieta balanceada certamente pode ajudar nessa empreitada. Manter o colesterol em níveis equilibrados no organismo é uma condição importante e que pode ser favorecida com a preferência a alguns alimentos parceiros do coração. Veja abaixo como aproveitar o potencial dos principais:

Use e abuse das fibras: ervilha, grão-de-bico, feijão e lentilha são boas fontes de fibra, um nutriente que diminui a absorção de gordura pelo organismo. Uma sugestão é empregar esses grãos em sopas e saladas. Alimentos como a maçã e a batata também têm uma grande quantidade de fibras na casca. Prepare saladas, tortas e sucos com eles e coma frutas frescas.

Evite os excessos de alimentos de origem animal: produtos como manteiga, queijo, leite integral, bacon, salsicha, salame, presunto, gema de ovo e pele de aves. Assim você diminui bastante o consumo da maléfica gordura saturada.

Invista no azeite: o tempero é rico em gorduras monoinsaturadas, que atuam como protetoras do coração. Elas diminuem o nível do mau colesterol no sangue ao mesmo tempo que aumentam o bom.

Não precisa correr do chocolate: um estudo recente da Sociedade Britânica de Ciência afirma que comer uma barra pequena (30 g) de chocolate meio amargo a 75% de cacau todos os dias ajuda a combater as doenças cardíacas. Isso porque o cacau tem flavonoides, que evitam o acúmulo do colesterol nas artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também