sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cigarro é péssimo para nossa pele

Quais os problemas que o cigarro pode proporcionar à pele das pessoas?
A pele é diretamente afetada pelo hábito de fumar de várias maneiras.
O envelhecimento intrínseco, com rugas, flacidez e fragilidade cutânea é notável em todos os fumantes. Cânceres de pele como o carcinoma espinocelular são muito mais frequentes entre os fumantes. Doenças inflamatórias como o lupus eritematoso e a psoríase têm sua atividade intensificada em fumantes.

Doenças vasculares da pele como o Fenômeno de Raynaud e as vasculpatias trombóticas são mais graves entre fumantes. Medicamentos empregados no tratamento de doenças de pele, como a hidroxicloroquina, têm seu efeito terapêutico prejudicado pelo tabagismo.

A pessoa pode ter um envelhecimento precoce da pele em virtude do fumo?
Sim. A maior parte do envelhecimento da pele decorre da exposição ao sol, o segundo fator associado ao envelhecimento intrínseco da pele é o tabagismo, que promove ação degenerativa, inflamatória e oxidante na pele.

O fumante passivo também pode ser prejudicado pelo cigarro, apresentando doenças na pele e envelhecimento precoce?
De uma forma mais leve, o fumante passivo também fuma, e está sujeito aos danos que a inalação da fumaça promove.

O que a nicotina provoca na pele?
A nicotina promove uma redução imediata na circulação sangüínea da superfície da pele, reduzindo a tonalidade avermelhada ou rósea das bochechas, baixando a temperatura da pele e lentificando tanto a nutrição da pele como a drenagem de metabólitos produzidos pelo organismo.A fumaça do cigarro possui substâncias cancerígenas, pró-inflamatórias e oxidativas, todas apresentando potencial de dano à pele.

É verdade que o hábito de fumar destrói as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando rugas na região da boca e dos olhos?
Sim. As substâncias oxidativas presentes no cigarro promovem a ação de enzimas na derme que degradam o colágeno, acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Há cuidados especiais que os fumantes podem tomar em relação à pele?
Não existe forma de minimizar os danos que o cigarro causa na pele, pois ocorrem devido às substâncias que são levadas pela corrente sangüínea. O cuidado mais eficiente que o fumante precisa ter é parar de fumar logo. Fora isso, a limpeza, hidratação e fotoproteção são cuidados universais.

Quais são as características da pele de um fumante?
A pele do fumante perde seu brilho e maciez, adquirindo uma cor que se assemelha a papel pardo.
Há acentuação das rugas da face, principalmente ao redor da boca e olhos. Proliferam telangiectasias, que são pequenos vasos sangüíneos e pode haver piora das olheiras.

Há perda mais rápida do colágeno, causando flacidez e rugas na face. O hálito e a pele exalam fumaça. Os lábios ficam mais espessos, os dedos da mão dominante tendem a adquirir tonalidade amarelada e o uso crônico deforma as unhas, dando um aspecto arredondado.

Quando a pessoa para de fumar, há reversão dos danos causados à pele pelo cigarro?
De forma geral, a circulação e oxigenação da pele promove melhora imediata na coloração da pele, e, já nas primeiras semanas, a melhora da textura e maciez podem ser contempladas. O risco elevado de tumores de pele e mucosas pode persistir por até 5 anos após largar o vício. As rugas de repouso podem ser permanentes.

O cigarro pode provocar câncer de pele?
Há mais de cem substâncias cancerígenas na fumaça do cigarro. O cigarro está associado ao desenvolvimento de inúmeros tumores de pele, atuando como coadjuvante no seu desenvolvimento junto ao sol e alguns vírus. São exemplos de tumores de pele associados ao tabagismo o carcinoma espinocelular (da pele ou das mucosas), o queratoacantoma e o carcinoma basocelular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também