terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aumente o seu consumo diário de fibras

Muitos carboidratos complexos são naturalmente ricos em fibras, que diminuem a absorção de glicose na corrente sanguínea. Isso ajuda a manter um suprimento constante de energia nas células. Após ingerir um alimento rico em fibra, você não sentirá fome tão cedo e seu nível de energia permanecerá mais alto. Outra vantagem: os carboidratos complexos são naturalmente pobres em gordura e calorias e oferecem muitas vitaminas e minerais.

Além de ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, as fibras desempenham um papel na prevenção de muitas doenças. Ainda que as pesquisas a respeito sejam controversas, dietas à base de plantas podem oferecer proteção contra câncer de intestino, o segundo mais letal dos cânceres. Ricos em fitonutrientes e outros nutrientes que combatem o câncer, os alimentos com alto teor de fibras são armas deliciosas na luta contra a doença. As fibras também ajudam a pessoa a manter por mais tempo a sensação de um estômago cheio, ou a sensação de saciedade.

As fibras existem em duas variedades – solúveis e insolúveis. Os alimentos ricos em fibras geralmente apresentam combinação dos dois tipos. Tanto a fibra solúvel quanto a insolúvel têm trabalhos especializados a executar no corpo humano.

Dicas

- Coma pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia;

- Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ótimas fontes de fibra;

- Sempre que possível, coma frutas com casca e sementes, e vegetais crus, lavando-os bem;

- Adicione vegetais no recheio de sanduíches, em tortas e sopas;

- Substitua o pão branco por integral;

- Utilize grãos integrais como arroz integral, trigo integral, farelos, germe de trigo;

- Procure um nutricionista para montar o seu cardápio.

Importante: Ao aumentar o consumo de fibras, aumente também a ingestão de água, para que a fibra possa desempenhar a sua função. Beba no mínimo seis copos de água por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também