terça-feira, 19 de julho de 2011

Videogame Wii da Nintendo vira terapia com ótimos resultados

Diversão e interatividade são os principais atrativos do videogame. Errado. O uso do equipamento foi além e está sendo usado para reabilitação em pacientes neurológicos, ortopédicos, fortalecimento muscular, melhora no equilíbrio, desenvolvimento de coordenação motora, entre outros tratamentos.

Trata-se da Wii Reabilitação, prática trazida do Canadá, que garante ótimos resultados na recuperação da dinâmica de movimentos utilizando o aparelho da Nintendo.

Com a ajuda do videogame, o paciente executa movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia, porém, com muito mais interação e descontração. A terapia, indicada para crianças, jovens, adultos e idosos, funciona por meio de estímulos e esforços para a execução das jogadas onde o paciente incentiva sua atividade cerebral e, consequentemente, recupera seus movimentos.

Um estudo recente, noticiado pelo site ScienceDaily, revela que o Wii também pode ajudar no tratamento de uma doença que preocupa a todos, o mal de Parkinson.

Não é necessário possuir nenhum dos títulos mais novos e mais complexos para que se vejam resultados. Após quatro semanas de estudos os pesquisadores do Medical College of Georgia (MCG) descobriram que partidas de tênis, boliche e boxe do título Wii Sports melhoravam a rigidez, movimento e habilidades motoras, além de aumentar os níveis de energia e diminuir a ocorrência de depressão em 20 pacientes acometidos do mal de Parkinson, explicou o professor Ben Hertz, diretor de terapia Ocupacional da School of Allied Health Sciences Department em nota publicada no site Examiner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também