sábado, 28 de maio de 2011

Faça sua cozinha proporcionar saúde à todos

Nenhuma outra parte da casa está mais relacionada à saúde. A cozinha representa o ambiente onde conseguimos o alimento e a disposição para os afazeres do dia a dia. Além disso, a energia que conseguimos no ambiente envolto nessa área do lar é fundamental para definir como será a nossa convivência com a família e os entes queridos.

Para que estas características sejam as melhores possíveis é importante estarmos atentos aos detalhes envolvidos na organização da cozinha, de modo que todos que vivem na casa recebam esses benefícios:

Geladeira:
deve ser limpa toda semana com pano molhado e álcool. Antes de irem para a geladeira, as compras, com exceção das verduras, precisam de um bom banho de água e sabão. Para evitar um cheiro desagradável, coloque um pedaço de carvão dentro dela.

Armários:
evite a bagunça. Separe o que mais usa do que só vai à mesa de vez em quando, evitando tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo. Além disso, armário em que se mexe demais precisa ser limpo mais vezes.

Pia: o local da barra do sabão deve estar sempre seco. A palha de aço, depois de usada e enxaguada, deve ficar guardada ensaboada. O paninho da pia não deve ser deixado dobrado. Ele precisa estar sempre estendido, evitando a proliferação de bactérias.

Talheres: utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em compartimentos com repartições ajustadas para cada objeto.

Louças: não deixe a louça acumular na pia. Se der preguiça de lavar tudo logo depois do uso, jogue todo o resto de comida fora e coloque os pratos e talheres dentro da pia. Encha-a de água e detergente. Isso evita o mau cheiro no dia seguinte.

Pano de prato: reserve um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos. Isso parece exagero, mas é fundamental para a saúde de quem freqüenta a cozinha.

Recipientes: potes de plástico não são os mais adequados para guardar comida, por concentrarem muita gordura. Os potes de vidro são mais higiênicos, já que desengorduram com um pouco de água quente e detergente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também