quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tipos de olheiras, tratamento e cosméticos

Por que algumas pessoas possuem olheiras e outras não?
As olheiras são definidas como manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos. Pioram com o cansaço, período pré-menstrual (no caso de mulheres) e com o passar dos anos. Acometem ambos os sexos, dando à expressão facial ares de envelhecimento, cansaço e desânimo.

As olheiras podem ser causadas por má alimentação, estresse, insônia e há um padrão familiar envolvido. Podem ainda ser desencadeadas por rinite alérgica, envelhecimento cutâneo e flacidez de pálpebras. As pessoas morenas têm maior tendência em apresentar olheiras, assim como as do sexo feminino.

O que são as olheiras pigmentares?
São formadas pelo depósito de dois tipos de pigmento na pele: a hemossiderina, proveniente do ferro do sangue, e a melanina, sintetizada pelos melanócitos responsáveis por dar cor à pele.

O que são as olheiras vasculares?
O surgimento das olheiras vasculares ocorre devido a um aumento de vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, mais especificamente de veias, que geram uma cor azulada ou arroxeada nessa região.

E as mistas?
As mistas são compostas pelo componente pigmentar e pelo vascular.

Chá de camomila, guaraná gelado, rodelas de pepino e batata, hipoglós, creme para hemorroida, alcachofra... essas receitas caseiras para acabar com as olheiras realmente funcionam?
Dos citados, o chá de camomila gelado é o que pode beneficiar uma pessoa com olheiras, pois funciona como um anti-inflamatório para a pele e surte bons resultados nas olheiras de padrão vascular. Pode amenizar as olheiras por algumas horas. O fato de ser gelado diminui o aporte sanguíneo para a área dos olhos, já que as olheiras têm um componente vascular em sua formação. É, sim, interessante essa temperatura fria.

Que cosméticos deve-se procurar para se livrar das olheiras?
Primeiramente deve-se procurar por cosméticos específicos para a área dos olhos, pois a pálpebra tem a pele mais fina da face e, dependendo do cosmético, pode irritá-la. O uso de despigmentantes nas olheiras de padrão pigmentar e o de laser nas de padrão pigmentar e misto são opções de tratamento. Um produto cosmético que traz bons resultados é o ácido tioglicólico, porém seu cheiro muitas vezes não é tolerado pelo paciente. Já existem no mercado produtos com cheiro mais ameno. A vitamina K1 (que melhora o componente vascular), o alfa-arbutin , a cafeína, o gingko biloba e a vitamina E são opções de cosméticos.

O que é a vitamina K1? Utilizada em cosméticos, ela consegue combater as olheiras?
A vitamina K1 age melhor na olheira de padrão vascular, porém é muito irritativa e muitos pacientes não toleram seu uso.

O ácido retinoico ajuda a combater as olheiras?
O ácido retinoico estimula o colágeno, melhorando assim a pele da pálpebra, porém deve ser associado a um despigmentante para assim trazer melhoras às olheiras de padrão pigmentar. Se a olheira for de padrão vascular, não está indicado, pois pode promover angiogênese, que é a formação de novos vasos, e piorar o quadro clínico.

Como funciona o tratamento a laser para acabar com as olheiras?
Consiste em tratar, com frequências diferentes de laser, o derrame pigmentar e inibir novos vasos na região periocular. A luz intensa pulsada pode ser usada como forma de tratamento e é uma técnica mais eficaz. Como os feixes de luz, que são indolores, e com quatro a cinco aplicações mensais é possível alterar o pigmento de hemoglobina e de melanina, porém, peles morenas e bronzeadas correm riscos de manchar.

Quais são os outros meios de reduzir as olheiras em casa?
As compressas geladas são o método caseiro que melhor traz resultados, podendo ser feitas com soro fisiológico ou chá de camomila. O uso de cosméticos e o cuidado com a pele, como a higienização pós-maquiagem, são também formas de prevenir olheiras.

Como acabar de vez com as olheiras?
A alimentação inadequada e a falta de sono podem ser desencadeantes das olheiras, assim como o estresse. São recomendáveis pelo menos de 6 a 8 horas de sono diários para se ter uma boa qualidade de vida. A escuridão é melhor, sim, para dormir. Evite o álcool e o fumo. Mantenha uma boa hidratação da face e das pálpebras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também