segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A tecnologia X nosso sono

Ficar girando de um lado para o outro na cama à noite e pela manhã se sentir que não descansou nada. Os transtornos do sono são cada vez mais comuns e em muitas pessoas o motivo é o mesmo: a tecnologia.

As pessoas do século XXI não vão para baixo das cobertas somente para dormir ou passar o tempo com seus parceiros, mas também levam consigo artefatos que não têm nada que fazer ali, sendo comum estarmos na cama com o notebook, Smartphone, etc.

Mas não é somente isso, não levamos apenas objetos que não deveriam estar ali, como também tarefas que perturbam o sono, já que nos colocamos em constante estado de vigília.
Assim, nos sentimos obrigados a revisar a caixa de e-mail com frequência, atualizar o Twitter, ver como estão nossos amigos no Facebook, entre muitas outras tarefas.

Conforme um estudo realizado por Harris Interactive, a primeira atividade que realizam pela manhã entre 16% das mulheres e 21% dos homens é revisar o correio eletrônico, antes inclusive de escovar os dentes, tomar banho ou tomar o café da manhã.

Para Eduard Estivill, médico espanhol especialista em distúrbios do sono, a dependência da tecnologia incide no problema de dormir mal de muitas pessoas, que não conseguem se desconectar por completo em nenhum minuto.

Nos Estados Unidos, 67% dos usuários de computador portátil os levam consigo para o quarto, interrompendo o caráter de santuário do descanso e relaxamento que deveria ter.

Agora já sabe, se você se sente cansado e com sono todos os dias, quem sabe seja a hora de desligar o celular, tirar o notebook do quarto e voltar a dormir sem as distrações modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também