segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Alimentação para a saúde da pele

Aos 25 anos de idade, ocorre a diminuição da produção de colágeno no organismo. Aos 50, só são produzidos 35% do colágeno necessário. Nas mulheres, a queda é mais acentuada devido à diminuição do hormônio estrogênio durante a menopausa. É necessário manter uma alimentação adequada para atenuar a perda do colágeno no nosso organismo.

Uma dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno, sendo que este pode ser sintetizado pelo organismo. É importante consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício.

O silício está presente no corpo humano (pele, cabelo, unhas, cartilagens, etc) desde a fase fetal e vai diminuindo com a idade (após os 30 anos). É um oligoelemento que temos no organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação (colágeno, elastina).

Abaixo uma lista de alimentos que ajudam a firmar a pele e também a ajudam a ficar mais bonita.

Alimentos firmadores da pele


- Proteínas magras: Atum, salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado;

- Vitamina C: Caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino;

- Vitamina A e E: Cenoura;

- Zinco: Avelã, amêndoa, castanha-do-pará, ovos, frutos do mar;

- Selênio: Nozes, salmão, arroz preto, frango, carne;

- Silício: Aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, alho, alcachofras, alho poro, cebola, aspargos, mel, morango, nabo, pepino, pinhão, tâmara;

- Cobre: Fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia.

Além de enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas, como as encontradas no abacaxi. Também procure evitar o fumo, o álcool e a ingestão de gordura saturada. A gelatina tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Feed

Siga no Twitter

Postagens

Acompanhe

Comentários

Comente também